segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Televisão, tendências e guerra de titãs


Por Lucas Orrico

Qual o cidadão deste Brasil que não adora ligar a televisão para assistir qualquer programa, só para esticar as pernas e ter o prazer de futricar o controle remoto, inúmeras vezes? Seja para ver futebol, novela, sitcoms, fofocas, reality shows ou principalmente, noticiários.
Confesso que não sou uma pessoa totalmente atualizada com a queda da bolsa de valores, desastres ecológicos, CPI’S do momento, reviravoltas novelescas, troca-troca de apresentadores e partidos políticos, meteorologia da semana, novo seriado, candidatos ao governo. Porém, não tem como deixar de ouvir/ler burburinhos de famosos estarem ingressando na Rede Record em troca de salários astronômicos. Agora que se tornou corriqueiro, é comum ouvir falar: “Ahhh, Edir Macedo tá bancando com o dinheiro do povo.”, “Lavagem de dinheiro da Universal.”, “Os bispos tão enchendo o bolso de grana.”...
É verdade que são procedências duvidosas, todos sabem que Edir Macedo e sua cúpula são acusados de desvios financeiros da Igreja Universal, mas como o mesmo já disse: “Corrupção é perdoável com arrependimento” (13/10/2007 – Folha Online)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u336425.shtml
Talvez ele tenha aprendido com a dona Rede Globo, que hoje experimenta o próprio veneno, ela só não exerce o perdão. Quem nunca ouviu burburinhos que a Globo influenciou diretamente nas eleições? Que apoiou a ditadura militar, que recebeu investimento estrangeiro ilegal, que causou perseguições e até mesmo em assuntos mais banais, como o Flamengo (Já que a emissora é carioca da gema) ter a maior torcida do Brasil, a moda indiana da “nova” novela das 8 (que na verdade é das 9), tudo em prol dos interesses da família Marinho! Na minha visão, são acusações com tudo que tem direito: de mitos, verdades a crendices populares.
Não tem coisa pior do que a semana precedente da nova novela das nove, acabamos aprendendo tudo por osmose. Um bom exemplo é o Caminho das Índias, antes da mesma se iniciar, eu já sabia a tendência da moda indiana na primavera, receita do frango indiano, gírias, dialeto típico (namastê, tic, are baba), animais típicos, castas, dietas com chá e nomes de origem indiana.
O problema é que não ocorre somente naquela semana, se estende até começar o anúncio da próxima novela. Mas para mim, apelação inigualável se chama: CRIANÇA ESPERANÇA! Além da campanha nos intervalos, ela também é apresentada durante programas de auditório, diálogos dos personagens na novela e vinhetas em jogos ou qualquer programação ao vivo. Sempre desconfiei desse lado Irmã Dulce, porém recentemente fiquei sabendo que “as organizações Globo entregam todo o dinheiro arrecadado à UNICEF e recebem um recibo do valor para dedução do seu imposto de renda. Para vocês a Rede Globo anuncia: essa doação não poderá ser deduzida do seu imposto de renda, porque é ela quem o faz.” (Eliane Sinhasique, jornalista e publicitária).
Quanto às crendices populares, como o Flamengo ter a maior torcida do Brasil, por exemplo, acusam a Rede Globo por ela passar uns 30 jogos do time ao mês, além de noticiar treinos com alardes, fabricar craques momentâneos e que Galvão Bueno narra os gols do rubro-negro com mais ênfase por ser dono do passe de Romário (?), sem falar que ocupa uma grande parte do espaço esportivo do seu jornal impresso. Mas que faz sentido, isso faz!
Do outro lado da esfera, vivenciei no longínquo ano de 2002 (nem tão longe assim, né?), algo inquestionável da tentativa de exercer o seu poder de influência da emissora. Era clara a sua tendência contra a candidatura de Lula, o medo da emissora era tão grande, quanto o medo do descontrole de inflação na vida de Regina Duarte. Repetindo a dose em 2006 (nem tão longínquo agora), demonstrando mais abertamente ainda a sua tendência.
Independente do apontamento político nota-se que achou uma nova potência que jogue tão sujo quanto, para se degladiarem em pleno horário nobre. Recentemente, no Jornal Nacional mostraram uma matéria com acusações ao patrão da Record (Edir Macedo), em resposta a Record fez um Túnel do Tempo das sujeiras da Rede Globo. Já catei o milho e separei o balde de pipoca, vem mais show por aí! Em quem você vai acreditar?

Vídeo do Jornal da Record atacando a
Globo:
http://www.youtube.com/watch?v=ZN6DeBENJEY

24 comentários:

  1. O texto do caro Lukete trata de assuntos que pessoalmente gosto muito: Televisão e a monopolização da mesma, de quebra a briga entre Globo e Record.
    Teoricamente essa briga teria um pouco de fundamento se quem saísse ganhando fosse o telespectador, mas não é esse o caso. Estamos saturados de Gugu, Faustão, Xuxa e Cia Ltda. As mudanças não nos beneficiam em nada, o troca-troca é de seis por meia dúzia... No mais é tudo uma questão de opção, cada um crer no que quer e dar dízimo pra quem quer, mesmo que seja para Edir Macedo.
    Bom texto, gratíssima surpresa!
    Matheus Morais

    ResponderExcluir
  2. Bom texto jovem. Só acho que faltou uma coisa: seu posicionamento sobre o assunto!Não necessariamente dizer qual emissora está com a razão, mas tão somente dar a sua opinião sobre a "guerra". Na minha visão essa "guerra" é uma grande presepada para conseguir tirar telespectadores da emissora rival, só que essa tática termina por encher o saco de quem assiste a emissora, já que em todos os programas é abordado o mesmo assunto, o que torna a programação chata e cansativa. Vale ressaltar que essa é a minha opinião.
    Matheus Passos

    ResponderExcluir
  3. de super coerencia lucas...gestei mesmo do texto....parabens

    ResponderExcluir
  4. meu caro lucas esse texto é muito interessante pois o memso mostra a disputa entre record x globo para ter audiencia,asdeclaraçoes do JN acirra ainda mais esta batalha"de cachorro grande" afinal para nos telespctadores osmoticos da rede globo de tv,a cada ataque dela a record se tranforma ainda mais em vilã dessa estoria e esqueçemoss como sempre das maracutaias da memsaa ..somos um povo de mmemoria curta.Valeu lucas esse texto revela o seu outro lado intelectual,alem de ser um otimo aluno de quimica ..abraçao

    ResponderExcluir
  5. Tem muita coisa por trás dessa briga entre a Globo e a Record. As denúncias sobre a Universal de mito não tem nada, uma vez que, a reportagem da "Grobo" foram embasadas em denúncias do Ministério Público. É claro q a "Rede Bobo" adorou, afinal, está quase perdendo sua hegemonia na TV brasileira. Esta por sua vez, não é santa e manipula (e muito) a população. Quanto ao criança esperança, desde que se ajude realmente quem precisa, eu sou a favor e o desconto do imposto de renda é tudo uma questão de que o Estado, para fomentar as ações beneficentes, concede alguns descontos aquele que as promove (vide o FIES).

    ResponderExcluir
  6. Belo texto, a globo de santa não tem nada. Como já dizia o Gabriel Pensador:
    "...A programação existe pra manter você na frente, na frente da TV, que é pra te entreter, que é pra você não ver que o programado é você."

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela coerência do texto. Acreditar eu não vou acreditar em ninguém, sabemos que a rede globo é uma manipuladora na vida dos telespectadores brasileiros, em varios aspectos, politicos, social e tudo, até traição em novelas abordam como fossem comum, e Xuxa mãe solteira,crianças de periferias se analizar bem toma ela como exemplo e ta ai grande número de crianças e adolescentes grávidas, pq ela como pessoa pública e ainda + conhecida como a rainha dos baixinhos, devia ter + cuidado e conciência ao influenciar tantas crianças e adolescentes pobres do país, pq sabemos q pessoas sem conhecimentos se deixam levar pelas atitudes e até mesmo pela vida dos famosos, Xuxa até foi chamada atenção por um político q não me recordo o nome. É por essas e tantas outras coisas que a rede globo influencia e muito na vida dos brasileiros, principalmente aqueles de baixa renda. Então quem é ela "globo"para falar das faucatruas de outra rede, seja ela dono o Bispo Macedo ou não que é acusado furtar fiés ou não, justiça do homem aqui na terra para quem tem muito dinheiro hahaha é difícil não acredito muito não, agora justiça Divina sim, eu acredito. Essa acusação acho q não dê em nada, ja viu trilhonário sofrer? kkkkkkkk...adorei o texto,,PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  8. Um texto crítico, limpo, sem paixões. Reflexão adulta, que mostra que está difícil encontrar um lado para se posicionar. Parabéns, Luquinhas! Nada mau para um estudante de Química. Ops! Processos de polimerização! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Luket, parabéns pelo texto...é evidente a influencia da globo na vida das pessoas...tão quanto é evidente a manipulação, a estratégia de poder que a mesma pratica em nosso país. Muito se questiona sobre o criança esperança, eu não coloco minha mão no fogo por essa campanha, mas acredito na ajuda e na solidariedade que ela presta. Acho que existe um jogo de conveniência. Não se pode julgar muita coisa quando existe muita informação (sujeira) por trás da tela. A Rede Record de televisão proibiu a cantora Ivete Sangalo de cantar a música "festa" na emissora porque cita "batuque de candomblé"...mas, será Edir Macedo um homem de Deus? de que Deus? A globo mostra matérias que incriminam o Bispo de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro...não é informação, é estratégia de atacar o adversário. É um jogo de índoles contestáveis....é uma guerra onde um sujo fala do mal lavado....é hipocrisia misturada com cara de pau! =D adorei! bjos! Aninha.

    ResponderExcluir
  10. Adoorei, Lucas, ficou muito bom esse texto.
    To adorando esse blog de vcs.

    bjaoo

    ResponderExcluir
  11. Estrognoficamente perfeito!!!
    A Globo esta pagando pelo seu monopólio exclusivo, é preciso encarar de frente!! Quero soh ver o desfecho final dessa estória!!!
    :)

    ResponderExcluir
  12. Realmente eh estapafúrdio!!
    Se falar de que uma das piores coisas de todo esse processo são os termos novelísticos:"Are baba","É a treva!","Jesus apaga a luz" e blá blá blá...

    Tudo isso denota uma osmoticidade realmente de como algo pode se tornar tão influenciador, a ponto de estar presente no vocabulário.

    Quanto a Guerra Fria televisiva,vai nos render uma pizza família de alcachofras,pois o dinheiro tb é verdinho...

    EXCELENTE TEXTO!

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente com o que todos disseram.
    Infelizmente neste pais os maiores canais de tv so querem saber de si e continuam a nos fazer de 'bestas'. No meio dessa sujeira toda onde fica o telespectador? Como sempre nao estamos sendo respeitados. A unica coisa noticiada no momento 'e esta briga estupida onde um quer provar quem e' o menos sujo da estoria. Poupe-nos, enquanto isso coisas muito mais importantes deixam de ser noticiadas. O que nos resta e' evitar a tv (ja que ultimamente os canais noticiam as mesmas coisas e tudo ta numa mesmice so') ou entao nao dar audiencia para essas idiotices e futilidades que nao acrescentam nada na nossa vida, ter visao critica de tudo que se 'e noticiado e manter-se informado por outros meios como pela internet, jornais e revistas. E continuar atento, pois a midia faz de tudo pra nos manipular!

    Indati Gibson

    ResponderExcluir
  14. Muito bem Lucas!! Gostei muito do seu texto, mas achei que faltou a sua posição diante de toda essa aceitável manipulação. O poder que os meios de comunicação exerce sobre a gente é completamente aceitavel por nós, podendo ser considerado normal...
    Sendo assim, aproveitemos as informações que eles nos oferecem e saibamos penerar o que realmente serve para nossas vidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. A Globo foi o principal ponto de apoio do regime militar e ajudou todos os presidentes do país desde sua fundação. Segundo Jakobskind, autor de Dossié Tim Lopes: Fantástico Ibope, no caso Tim Lopes, a emissora escondeu a informação de que obrigou o jornalista a fazer a metéria contra sua vontade, colocando sua vida em risco. E não revelou que ele recebia ameaças de morte por conta de sua reportagem premiada... Enfim , são lendas da Tv Globo, que tem mais é que se (Seu texto tá de) Fuder!

    ResponderExcluir
  16. Um erro não justifica o outro, e essa velha história do "desligue a TV e vá ler um livro" não cola. O brasileiro assiste à TV e muito!

    Adoro chegar em casa cansado e assitir a coisa mais estúpida possível, sem preocupação alguma com a realidade (como no caso da surra de tirar o sangue de Ivone Miserê e as dancinhas indianas).

    Nos resta assitir, filtrar, saber rir pra não chorar. No espaço da TV realidade e fantasia se confundem imensamente, às vezes a realidade é uma imensa fantasia e a fantasia é pura realidade.

    OBS.: adorei o o texto, o blog e a assiduidade dos posts
    OBS2.: continuo achando Prison Break uma falácia, rs...

    Leandro Estevam, vulgo Ngão

    ResponderExcluir
  17. O modo com que a "grobo" manipula eh sacanagem mesmo...

    Mas a turma de Edir Macedo eh foda man, eles não tem escrúpulos, eh tudo aberto.

    ResponderExcluir
  18. Parabens pelo blog, lukete...
    adorei todos os textos, não deixem de atualizar, sempre passarei pra dar uma olhadinha nas novis..

    bjusss
    NAI

    ResponderExcluir
  19. “... Em quem você vai acreditar?"

    E dá p/ acreditar em alguma das duas nessa confusão td? Se de um lado acreditamos nas manipulações e opressões globais, do outro, não duvidamos das acusações feitas ao patrão da Record e sua cúpula...

    O que é triste é perceber que o canal de comunicação que mais atinge aos brasileiros (qual o domicílio, ou barraco q não tem uma Tv?) está repleto de sanguessugas dispostos a se dar bem em cima dos telespectadores... nem Globo nem Record estão preocupadas em informar a população ou denunciar absurdos.. o que as duas querem é derrubar a sua principal rival na tentativa de reinar (manipular, enganar, ludibriar, sacanear..) sozinha e absoluta!

    Obs: Ótimo texto Lucas, mostrando q é um rapaz de múltiplos talentos. Abç,

    Nadja

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, Lucas! Realmente, seu texto está muito bem colocado; suas ideias sao claras... e bons "pontos de vista" . Gostei muito! E ja disse, ne? Voce tem um talento pra escrever!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Poxa, não sabia desse seu dom, o da escrita. Parabéns!!! Gostei muito do texto. Foi imparcial, deixando com que o leitor tirasse suas próprias conclusões. Bjos

    ResponderExcluir
  22. Se todo esse texto, super bem explicado e claro, vem de uma pessoa que não assiste tv, imagina se assistisse....rsrs.
    Confesso que eu sim não ando muito antenada, mas assisti ao documentário da Record contra a Globo.
    É indiscutível o fato de que a Globo está com o orgulho ferido por perder grandes nomes (principalmente do jornalismo) para a sua atual rival. Acusações pra lá e pra cá, só sabemos que as duas tem culpa no cartório de alguma forma.
    E o engraçado é que atualmente a briga da Globo com a Record "enguliu" a richa que a mesma tinha com o SBT, que, coitada, está sem rumo no meio desse trelêlê todo.

    Ótimo texto Lu, adorei!

    ResponderExcluir
  23. Muito bom, Dr. Lucas!
    É claro que existe uma guerra fria por disputa de audiência, de status de ambas as emissoras. Porém essa disputa é necessária, pois os "podres" tem que apresentados.
    Creio que a Globo teve seu papel de informante ao apresentar nacionalmente o que muita gente sabia, mas não era formalizado!
    Não compro a briga de nenhuma das emissoras, mas creio que antes de egos feridos, devem vim o respeito à população, à cristãos e punições à corruptos

    ResponderExcluir
  24. Texto interessante!!!
    soh queria fazer uma ressalva aki e dizer que Prison Break foi a melhor enquanto durou, certo Nêgão?! e Scolfield é o cara!!!
    aproveitando o momento queria mandar um salve para a galera do morro da parafina...... RONALDO!!!

    ResponderExcluir